Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Venezuela: "Há portugueses presos sem culpa formada. Quem os defende?"

Eurodeputado do PSD critica "passividade" do Governo português.

Venezuela: "Há portugueses presos sem culpa formada. Quem os defende?"
Notícias ao Minuto

17:09 - 23/09/18 por Notícias Ao Minuto

Política Paulo Rangel

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português chamou o embaixador da Venezuela em Portugal, Lucas Rincón Romero, para lhe transmitir a preocupação do Governo com situação dos cerca de 30 portugueses ou luso descendentes detidos na Venezuela.

Antes disso, o deputado europeu Paulo Rangel denunciou o silêncio do executivo português nesta questão, acusando o Executivo de insistir “em passar pelos ‘pingos da chuva’”.

Numa publicação na rede social Facebook, o eurodeputado do PSD sublinhou que a “situação da Venezuela e dos portugueses emigrantes é preocupante há muito tempo”, sendo que “agora há vários portugueses presos sem culpa formada”.

Perante esta situação, o deputado social-democrata deixou uma questão: “Diante do silêncio e da passividade, quem os [emigrantes portugueses detidos] defende, quem fala por eles?”

As autoridades venezuelanas já responderam ao Governo português e, realçando a importância da comunidade portuguesa no país, foram taxativas ao rematar que"na Venezuela impera o Estado de Direito e de Justiça”.

A situação levou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a expressar “extrema preocupação" pelas detenções de portugueses e luso-descendentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório