Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Conheça o octogenário Muja, o jacaré americano mais velho do mundo

O animal conta já com 80 anos.

Notícias ao Minuto

08:46 - 20/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Belgrado

O jacaré americano Muja chegou ao jardim zoológico de Belgrado, na Sérvia, na véspera da Segunda Guerra Mundial e acredita tratar-se do mais velho da sua espécie em cativeiro. Contam os seus tratadores à Reuters, que aos 80 anos continua de boa saúde e com um apetite voraz.

Várias gerações passaram por aquele jardim zoológico para ver Muja e apesar deste não se mexer muito, ainda é ágil quando se trata de comer. Mas também é aí que já se notam os anos a passar, pois de vez em quando falha o alvo quando lhe penduram os ratos e codornizes para apanhar.

Até agora, o único problema de saúde deste jacaré foi a gangrena, que levou a que as suas garras da pata dianteira direita tivessem de ser amputadas em 2012. Mas ele "é saudável, come bem e está em boa forma para a sua idade", revelou o diretor do jardim zoológico, Srboljub Aleksic. "Esperamos que continue dessa forma durante muitos anos", disse ainda.

Muja chegou da Alemanha em agosto de 1937 e, segundo um recorte de jornal da altura, teria dois anos, o que faz com que esteja no início dos 80 hoje em dia. Sobreviveu a dois bombardeamentos na capital sérvia - um em 1941 e outro em 1944 - e foi aí que toda a sua documentação oficial acabou por se perder.

Conheça Muja num conjunto de imagens, acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório