Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O bunker secreto de Estaline na Segunda Guerra Mundial

Caso Moscovo ficasse nas mãos dos nazis, autoridades soviéticas poderiam prosseguir a resistência a partir de Samara, cidade que escondia no subsolo um quartel-general.

Notícias ao Minuto

17:35 - 09/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Rússia

Com milhões de olhos postos na Rússia por ocasião do Mundial'2018, há 'segredos' da gigantesca nação a serem partilhados com o mundo.

A objetiva da Reuters fotografou um espaço especial, em Samara, um antigo bunker que serviu de refúgio a Estaline e que escondia todo um  quartel-general.

O plano da União Soviética era simples: caso o avanço da Alemanha nazi permitisse chegar a Moscovo e a capital do país caísse sob jugo das tropas do Terceiro Reich, a batalha continuaria.

Na cidade russa de Samara encontra-se este bunker que chegou a servir de proteção a Estaline e que estava preparado para ser um quartel-general alternativo se Moscovo fosse conquistada.

Do elevador às linhas telefónicas, das diferentes salas e corredores escuros aos equipamentos que ficaram, sem esquecer alguns pequenos luxos (apesar das circunstâncias). Dê uma volta por este espaço que hoje em dia está aberto a turistas mas que nos anos 40 do século XX se encontrava bem escondido do olhar público (e ainda mais do olhar inimigo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório