Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA preocupados com a repressão da liberdade religiosa na China

Os Estados Unidos expressaram hoje a sua preocupação com o que consideram um aumento preocupante da repressão na província chinesa de Xinjiang por questões religiosas, com reflexo num "amplo aumento de detenções e do nível de vigilância" pelas autoridades.

EUA preocupados com a repressão da liberdade religiosa na China
Notícias ao Minuto

22:56 - 19/04/18 por Lusa

Mundo Preocupação

"Os Estados Unidos estão cada vez mais preocupados com os crescentes níveis de repressão em Xinjiang", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, citada pela agência EFE, tendo a responsável também criticado o "aumento das restrições à liberdade religiosa e de confissão" no país asiático.

Nauert anunciou que um funcionário do Departamento de Estado norte-americano esteve na China no início da semana e os seus relatórios revelam uma "imagem muito preocupante" que se deve, disse, ao "grande aumento de detenções e do nível de vigilância".

A porta-voz denunciou que os informadores de Xinjiang são ameaçados e os seus familiares detidos para evitar que relatem fielmente o que se está a passar.

"Apelamos à China para que liberte todos aqueles que tenham sido detidos de forma arbitrária", acrescentou Nauert.

A organização não governamental Human Rights Watch denunciou em dezembro passado que as autoridades chinesas estão a criar um banco de amostras biológicas para identificar as diferentes etnias que habitam na região de Xinjiang, onde vivem muitos fieis muçulmanos, refere a EFE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório