Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Irmãos diagnosticados com o mesmo cancro no mesmo dia, dois anos depois

Médicos dizem que este é um caso raro. O único caso de dois familiares com a mesma doença até agora reportado era o de dois primos portugueses.

Irmãos diagnosticados com o mesmo cancro no mesmo dia, dois anos depois
Notícias ao Minuto

10:47 - 19/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Doença

Irmão e irmã estão a lutar contra o mesmo cancro, que lhes foi diagnosticado precisamente no mesmo dia, mas com dois anos de diferença.

Denny-Rae Nassy, de cinco anos, e a sua irmã  Marley-Mae, de dois, padecem ambos de leucemia, doença que lhes foi diagnostica no dia 12 de janeiro, embora com uma diferença de dois anos, diz o The Sun.

Os médicos dizem que o cancro no sangue não será algo genético e que estes dois irmãos serão "um caso em milhões", o que leva os pais das crianças a questionar: "porquê nós?".

Marie-Anne estava grávida de Marley-Mae quando descobriu a doença do filho. Quando perguntou ao médico se poderia ser genético, este informou-a de que o único caso conhecido de familiares com a mesma doença era de dois primos em Portugal.

Contudo, já depois de dar à luz, e quando mudava a fralda da segunda filha, Marie-Anne estranhou quando esta começou a gritar ao agarrar-lhe os tornozelos. A mãe quis acreditar que se estava a preocupar sem motivo, dado que era raro a mesma doença afetar duas pessoas da mesma família. Porém, mais tarde, e quando a menina começou a apresentar dificuldades em andar, decidiu ir ao médico, onde viria a descobrir aquilo que mais temia.

"Depois de ver o Denny a passar por isto, foi horrível pensar que iríamos voltar a viver tudo outra vez. Parece que andamos às voltas no mesmo pesadelo. Ninguém queria acreditar", contam os pais.

O casal, que já tem um terceiro filho, está agora à espera que nasça uma quarta criança na esperança de que esta possa trazer boas notícias, uma vez que têm esperanças que as células do cordão umbilical do bebé possam ser usadas para tratar os irmãos, através de um transplante de celúlas estaminais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório