Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Oposição queniana demarca-se do acordo entre o seu líder e o Presidente

A coligação opositora queniana Super Aliança Nacional (NASA, em inglês) demarcou-se hoje do pacto para solucionar a crise política que o país atravessa desde as eleições de agosto, anunciado pelo seu líder, Raila Odinga, e pelo Presidente, Uhuru Kenyatta.

Oposição queniana demarca-se do acordo entre o seu líder e o Presidente
Notícias ao Minuto

13:43 - 10/03/18 por Lusa

Mundo Quénia

"A reunião foi entre duas pessoas, individualmente, e não tem o apoio de toda a NASA, como deveria ser", disse o colíder da coligação, Musalia Mudavadi, citado pelo jornal Daily Nation.

Kenyatta e Odinga mantiveram na sexta-feira a sua primeira reunião desde as disputadas eleições de 08 de agosto de 2017.

As eleições foram vencidas por Kenyatta, mas foram impugnadas pelo líder opositor. A votação foi repetida a 26 de outubro, mas foi boicotada pela oposição, pelo que Kenyatta ganhou com 98% dos votos.

"Chegou a hora de enfrentar e resolver as nossas diferenças", afirmou, após o encontro, Odinga, que se autoproclamou "presidente do povo" a 30 de janeiro, num evento em que o Ministério Público do país ameaçou detê-lo por traição, uma acusação que pode levar à pena de morte, embora não seja aplicada no Quénia desde 1987.

"A divisão acaba aqui. Começamos o processo de construir o Quénia", acrescentou o chefe da oposição, que deu um efusivo aperto de mão ao presidente, perante os jornalistas.

A reunião também foi criticada pelo advogado opositor Miguna Miguna, que foi detido por participar na auto-proclamação de Odinga e repatriado para o Canadá, país de que também possui nacionalidade.

Miguna disse na sexta-feira que o acordo Odinga-Kenyatta é uma traição para todos os falecidos nos protestos pós-eleitorais, que ele mesmo quantificou em 380 pessoas.

Personalidades internacionais, como o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, felicitaram os dois líderes por avançarem no diálogo.

Tillerson, que fez escala no Quénia durante uma viagem por África, disse na sexta-feira, numa conferência de imprensa, que "ambos os homens mostraram um grande sentido de liderança ao assinar em conjunto o acordo", concedendo-lhes o crédito da reunião, perante as perguntas dos jornalistas sobre a coincidência do acordo e da sua visita.

Faki Mahamat, pelo seu lado, considerou que a declaração conjunta "constitui um passo muito encorajador para a reconciliação nacional e apelou a todos os dirigentes quenianos que apoiem este processo".

A coligação governante, o Jubileu, reconheceu o acordo e considerou-o "um movimento político significativo e valente", nas palavras do secretário-geral, Raphael Tuju.

Até agora, Odinga não tinha reconhecido como válidas as eleições de outubro nem o resultado da votação de agosto, dos quais assegura ser o verdadeiro vencedor com supostos resultados alternativos que lhe dariam 8,1 milhões de votos, face aos 7,8 milhões que alegava terem sido obtidos por Kenyatta, reeleito para um segundo mandato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório