Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Israel "não tolerará" que o Líbano se torne uma área iraniana de mísseis

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, advertiu hoje que Israel "não tolerará" que o Irão transforme o Líbano numa "área gigante para mísseis", pouco antes da sua partida para Moscovo.

Israel "não tolerará" que o Líbano se torne uma área iraniana de mísseis
Notícias ao Minuto

11:47 - 29/01/18 por Lusa

Mundo Netanyahu

Os dirigentes israelitas queixam-se continuamente da expansão iraniana na região e na Síria e da aliança entre o Irão e o poderoso movimento xiita libanês Hezbollah.

Netanyahu acusa o Irão de construir na Síria e no Líbano, vizinhos de Israel, locais para a produção de mísseis guiados de precisão.

Antes de partir para Moscovo, Netanyahu indicou que iria discutir com o presidente Vladimir Putin "os esforços desenvolvidos pelo Irão para estabelecer uma presença militar na Síria", à qual Israel se opõe "firmemente" e contra a qual age, segundo declarações divulgadas pelos seus serviços.

"Discutiremos igualmente os esforços desenvolvidos pelo Irão para transformar o Líbano numa área gigante para mísseis, uma zona para mísseis de precisão dirigidos contra o Estado de Israel, o que não toleraremos", adiantou.

Será ainda evocada a coordenação entre as forças armadas israelitas e russas na Síria, que visa evitar os confrontos entre as forças dos dois países. A Rússia intervém na Síria em apoio do regime de Bashar al-Assad desde setembro de 2015.

Israel tem-se mantido afastado do conflito sírio, mas realizou ataques aéreos pontuais contra posições do regime ou comboios de armas destinados ao apoiante Hezbollah, em função do que diz serem os seus interesses.

A Síria e Israel estão oficialmente em estado de guerra há dezenas de anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório