Meteorologia

  • 21 JULHO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

Tufão nas Filipinas faz pelo menos três mortos e 80 mil deslocados

As inundações provocadas por uma tempestade tropical causaram pelo menos três mortos e obrigaram cerca de 80 mil pessoas a abandonar as suas casas, no leste das Filipinas, anunciaram hoje as autoridades.

Tufão nas Filipinas faz pelo menos três mortos e 80 mil deslocados
Notícias ao Minuto

15:17 - 16/12/17 por Lusa

Mundo Autoridades

A tempestade, chamada como Kai-Tak, com ventos na ordem de 110 quilómetros/hora, deve progredir em direção a Samar, a terceira maior ilha das Filipinas, avançando para o centro do país durante o fim de semana, segundo os serviços meteorológicos nacionais.

Um bebé de dois anos morreu afogado na ilha de Leyte, próxima da ilha de Samar, declarou um responsável local. Uma mulher morreu num deslizamento de terra e uma outra pessoa morreu depois de ter sido arrastada para um esgoto.

"Mais de metade das aldeias estão inundadas", disse, numa entrevista por telefone à cadeia filipina de televisão ABS-CBN Marcelo Picardal, vice-governador da província do leste de Samar.

As ilhas de Samar e Leyte, onde vivem 4,5 milhões de pessoas, foram fortemente atingidas pelo tufão Hayan em 2013, que causou um total de 7.350 mortos e desaparecidos.

Camiões do exército foram enviados para as zonas atingidas para prestar socorro aos cerca de 77 mil habitantes que tiveram de ser retirados para os centros de acolhimento.

Cerca de 20 tufões ou tempestades tropicais formam-se todos os anos na zona das Filipinas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.