Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Dez mortos e 29 feridos em ataque com granadas num bar na RCA

Pelo menos dez pessoas morreram e 29 ficaram feridas após um ataque com granadas contra um bar na capital da República Centro-Africana, Bangui, onde decorria um concerto musical, disseram hoje testemunhas do incidente à agência EFE.

Dez mortos e 29 feridos em ataque com granadas num bar na RCA
Notícias ao Minuto

14:14 - 13/11/17 por Lusa

Mundo R.C. Africana

No entanto, o ministro da Segurança Pública centro-africano, Henri Linguissara, ao dar hoje conta do incidente em conferência de imprensa, indicou que o número de vítimas é menor, indicando que se registaram quatro mortos e 20 feridos, adiantando estar em curso uma investigação.

Segundo a EFE, as testemunhas do incidente relataram que dois mototáxis "com várias pessoas" irromperam no local, cerca das 19:00 locais (18:00 em Lisboa) de sábado, e lançaram granadas contra o público que presenciava o espetáculo.

Ao utilizar este tipo de veículos, as testemunhas indicaram que a autoria poderá ser atribuída aos grupos de mototáxis locais, conduzidos principalmente por muçulmanos, que acabaram por ser alvo de represálias.

Os agressores de sábado, entretanto, puseram-se em fuga após o ataque e estão ainda por identificar.

Desconhece-se também a razão do incidente.

A República Centro-Africana está a atravessar um conturbado processo de transição desde que, em 2013, os rebeldes da milícia Seleka derrubaram o regime de François Bozizé, o que desencadeou uma onde de violência sectária entre muçulmanos e cristãos que já provocou milhares de mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório