Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pais de Jihadi Jack ameaçam processar governo britânico

Jovem britânico que se juntou ao ISIS foi capturado pelas forças sírias e está preso no país. Pais querem que o filho volte para o Reino Unido.

Pais de Jihadi Jack ameaçam processar governo britânico
Notícias ao Minuto

12:01 - 05/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Terrorismo

Os pais de Jihadi Jack, o jovem britânico que se juntou ao ISIS e acabou por ser detido pelas forças sírias, planeiam processar o governo britânico.

Sally e John Letts admitiram ao Daily Mail que não têm notícias do filho desde 8 de julho, altura em que este lhes enviou uma carta com um relato sofrido da prisão onde se encontra, na Síria.

A família natural de Oxford, no Reino Unido, está convencida de que o filho está a receber um “tratamento desumano e degradante” e que as autoridades britânicas “são cúmplices” no processo de tortura.

Nos interrogatórios a que foi submetido, oficiais curdos do PYD (partido formado por nacionalistas curdos na Síria) estão a colocar a Jihadi Jack questões que lhes chegam da Grã-Bretanha, alegam os pais.

Assim sendo, o advogado da família pediu a intervenção da filial do PYD em Berlim, sob pena de avançar com um processo contra o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico. Este, porém, admite nada poder fazer por Jihadi Jack, uma vez que não existe consulado britânico no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório