Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Nota de Einstein com receita para a felicidade vendida por 1,3 milhões

Mensagem foi entregue a um mensageiro como gorjeta, num hotel onde o físico alemão esteve hospedado em Tóquio.

Nota de Einstein com receita para a felicidade vendida por 1,3 milhões
Notícias ao Minuto

08:39 - 25/10/17 por Goreti Pera

Mundo Leilão

Uma nota escrita em 1922 por Albert Einstein, com o que se considera ser a receita para a felicidade, foi vendida em leilão por 1,56 milhões de dólares, o equivalente a 1,3 milhões de euros.

A mensagem foi rabiscada pelo físico alemão num hotel em Tóquio, no Japão, e entregue a um mensageiro como gorjeta. Einstein pegou num papel timbrado do Imperial Hotel Tokyo e escreveu: “Uma vida tranquila e modesta traz mais alegria do que a busca pelo sucesso num desassossego constante”.

“Talvez, se tiver sorte, esta nota venha a ser muito mais valiosa do que uma simples gorjeta”, afirmou então o homem que viria a ser distinguido com um prémio Nobel da Física. Tinha razão. Quase um século depois, um pedaço de papel tornou-se uma relíquia.

Notícias ao Minuto[Nota escrita por Albert Einstein em 1922]© Winner's Auctions

O leilão aconteceu esta terça-feira, em Jerusalém, Israel. Segundo o The Guardian, a expectativa da leiloeira Winner's Auctions era de que o manuscrito fosse rematado por cinco a oito mil dólares, mas o remate final chegou muito acima das estimativas: 1,56 milhões de dólares.

Meni Chadad, porta-voz do responsável pela licitação milionária, referiu que este foi um “recorde histórico no leilão de um documento em Israel” e que o comprador é um europeu que deseja manter o anonimato.

Também esta terça-feira, duas cartas escritas por Einstein foram leiloadas por 33.600 e por 9.600 dólares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório