Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro-ministro japonês promete firmeza em relação à Coreia do Norte

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu hoje firmeza em relação à Coreia do Norte, após ter vencido as legislativas antecipadas.

Primeiro-ministro japonês promete firmeza em relação à Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

18:46 - 22/10/17 por Lusa

Mundo Shinzo Abe

"Como tinha prometido na campanha eleitoral, a minha tarefa iminente é agir com firmeza em relação à Coreia do Norte. Para isso, é necessário seguir uma diplomacia forte. Quero reforçar o nosso poder diplomático após a confiança que nos foi dada", afirmou Abe em declarações a um canal de televisão.

De acordo com as projeções divulgadas após o encerramento das urnas, a coligação do Partido Liberal Democrata, de Abe, com o aliado Komeito, venceu as legislativas e deverá obter a maioria absoluta.

"Temos que aceitar esta vitória com humildade", afirmou Abe em declaração à NHK, pedindo também ao seu partido para "esperar pelos resultados definitivos" e "assumir as críticas" que recebeu de muitos votantes.

A vitória permitirá a Abe manter-se na chefia do Governo até 2021 e ver a sua legitimidade reforçada para enfrentar as ameaças da Coreia do Norte, que recentemente disparou dois mísseis que sobrevoaram território do Japão.

A breve campanha eleitoral de 12 dias esteve centrada na economia e na questão norte-coreana.

O envolvimento em escândalos de favoritismo afetou a popularidade do primeiro-ministro japonês, também abalada pela derrota histórica do seu partido nas eleições autárquicas em Tóquio, em julho, perante a formação da carismática governadora Yuriko Koike da capital nipónica.

Perante este cenário, Abe, de 63 anos, decidiu dissolver a Câmara dos Representantes (baixa) do parlamento mais de um ano antes da data prevista para as eleições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório