Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Juíza deixa chefe de Mossos d’Esquadra em liberdade

O chefe dos Mossos e os líderes das entidades soberanistas estão acusados do suposto crime de sedição.

Juíza deixa chefe de Mossos d’Esquadra em liberdade
Notícias ao Minuto

18:23 - 16/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Catalunha

O chefe dos Mossos d'Esquadra, Josep Lluís Trapero, fica em liberdade depois de o Ministério Público da Audiência Nacional - uma instância especial da justiça espanhola - ter pedido hoje que ficasse preso sem direito a fiança.

A juíza Carmen Lamela decidiu que o Trapero ficava em liberdade, mas sujeito a medidas cautelares - apresentações quinzenais, a entrega do passaporte e a proibição de sair de Espanha. Em caso de incumprimento a juíza pode agravar as medidas, de acordo com o El País.

O Ministério Público tinha pedido que Josep Lluís Trapero ficasse em prisão sem direito a fiança, depois de uma pausa de três horas, a juíza tomou então a decisão de deixar o chefe dos Mossos d'Esquadra em liberdade.

Já anteriormente, a juíza tinha deixado sair em liberdade a intendente da polícia regional da Catalunha Teresa Laplana exigindo também apresentações quinzenais, a entrega do passaporte e a proibição de sair de Espanha. O Ministério Público tinha pedido prisão para Teresa Laplana com fiança de 400 mil euros.

Josep Lluís Trapero, o chefe dos Mossos d'esquadra, Teresa Laplana intendente da polícia regional da Catalunha e os presidentes separatistas das suas principais organizações Jordi Sanchez do ANC, e Jordi Cuixart, Omnium estão acusados de sedição, tendo de relatar à juíza o seu papel nas concentrações massivas organizadas durante o referendo de autodeterminação de 1 de outubro. As decisões relativa aos presidentes das associações são esperadas ainda hoje.

O crime de “sedição” pode ser castigado com uma pena de prisão entre os 8 e os 15 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório