Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

"Hoje não houve um referendo de autodeterminação"

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, declarou hoje que "não houve um referendo de autodeterminação" na Catalunha e que a "grande maioria" dos catalães recusou "participar no guião dos separatistas".

"Hoje não houve um referendo de autodeterminação"
Notícias ao Minuto

19:42 - 01/10/17 por Lusa

Mundo Mariano Rajoy

"Hoje não houve um referendo de autodeterminação. Hoje todos os espanhóis constataram que o nosso Estado de Direito mantém a sua força e a sua vigência", declarou o líder do Governo espanhol, numa declaração no Palácio da Moncloa, em Madrid.

Mariano Rajoy sublinhou que "a grande maioria do povo da Catalunha não quis participar no guião dos secessionistas" e demonstrou que "são gente de lei no mais nobre sentido", agradecendo-lhes "muito especialmente" pelo que considerou as "provas de um grande civismo".

Rajoy sublinhou que "os responsáveis destes acontecimentos, dos que tiveram lugar hoje, são única e exclusivamente os que promoveram a violação da legalidade e a rutura da convivência", acrescentando: "Não procurem mais culpados, não existem".

O primeiro-ministro espanhol defendeu que o executivo catalão, que promoveu a consulta popular, considerada ilegal pelo Tribunal Constitucional, teve "muitas oportunidades para abandonar o seu empenho ilegal".

"Eu tentei, pedimos muitas vezes, não o quiseram, não nos escutaram. Espero que o façam agora e que não insistam no erro, e que recusem dar novos passos num caminho que não conduz a lado nenhum", afirmou.

Rajoy reafirmou que não fechará nenhuma porta: "Sempre ofereci diálogo honesto e sincero, mas sempre dentro da lei e dentro do marco da democracia".

O chefe do Governo destacou que agora é o momento de "começar o restabelecimento da normalidade institucional" e anunciou que vai "convocar as forças políticas com assento parlamentar" para uma reflexão conjunta sobre "um futuro" que também exige uma resposta conjunta.

Assim, Rajoy pedirá já esta segunda-feira a sua comparência no Congresso dos Deputados (parlamento espanhol).

O líder do Governo de Madrid destacou ainda o "apoio sem fissuras" da União Europeia e da comunidade internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório