Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

May garante que conjunto do Governo tem o mesmo objetivo sobre o Brexit

A primeira-ministra britânica Theresa May assegurou hoje que o conjunto do seu Governo tem como único e idêntico objetivo a saída da União Europeia (UE) de forma ordenada e progressiva, num recado indireto ao seu chefe da diplomacia, Boris Johnson.

May garante que conjunto do Governo tem o mesmo objetivo sobre o Brexit
Notícias ao Minuto

20:52 - 18/09/17 por Lusa

Mundo Primeira-ministra

No Governo britânico "temos todos a mesma perspetiva, com o objetivo de garantir um bom acordo de saída da UE", declarou May durante uma conferência de imprensa em Ottawa, capital do Canadá.

Em artigo de opinião publicado no Daily Telegraph, Boris Johnson defendeu uma rutura franca com a UE após a saída oficial do Reino Unido em março de 2019, ao contrário de uma transição suave proposta pela primeira-ministra.

"A parceria privilegiada e sólida que pretendemos assegurar com a União Europeia não é apenas do interesse do Reino Unido mas também dos 27 outros membros da União Europeia, e é para isso que trabalhamos", declarou após um encontro com o seu homólogo canadiano Justin Trudeau.

As grandes linhas do 'Brexit' foram reveladas em janeiro, e de forma mais detalhada nas cartas dirigidas aos responsáveis a UE, sublinhou May.

Na sexta-feira, em Florença, Itália, no seu próximo grande discurso sobre o Brexit, a primeira-ministra pretende recolocar as negociações num novo caminho de apaziguamento.

"As negociações decorrem num espírito construtivo e positivo e nós pretendemos efetuar progressos nos domínios até agora abordados", deverá recordar no seu discurso de Florença.

May negou ainda que as alterações na equipa responsável pelas negociações do 'Brexit', até agora dirigidas por Oliver Robbins, signifiquem uma mudança de rumo.

Pelo contrário, disse, "é sinal que as negociações entram numa fase mais intensa e mais precisa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório