Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Kim Jong-un diz que míssil disparado sobre o Japão serve de ameaça a Guam

O líder norte-coreano afirmou que este foi um primeiro passo para as "operações militares no Pacífico".

Kim Jong-un diz que míssil disparado sobre o Japão serve de ameaça a Guam
Notícias ao Minuto

10:21 - 30/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tensão

Condenado pela grande maioria dos líderes e organizações mundiais pelo lançamento do míssil balístico que sobrevoou o Japão esta terça-feira, Kim Jong-un não parece estar minimamente preocupado com as críticas e mantém as provocações.

Em declarações à KCNA, a agência de notícias oficial da Coreia do Norte, Kim Jong-un esclareceu que o míssil disparado foi uma preparação para aquele que será um dos principais alvos do regime de Pyongyang caso decida passar das palavras às ações: Guam, a ilha onde está instalada a base militar dos Estados Unidos no Pacífico.

Realçando que o disparo do míssil balístico se assemelhou bastante a "um cenário real de guerra", o líder norte-coreano não podia ter sido mais claro na sua ameaça. "É um primeiro passo nas operações militares no Pacífico e um prelúdio significativo para conter Guam, uma base avançada de invasão".

Kim Jong-un disse que é necessário conduzir mais testes com mísseis balísticos, tendo "o Pacífico como um alvo no futuro". Voltou a destacar também que o seu exército deve estar preparado para "entrar em ação" a qualquer altura.

A data escolhida para o lançamento do míssil balístico também não foi deixada ao acaso, de acordo com Kim Jong-un. "Foi um plano ousado, para surpreender os cruéis japoneses, num 29 de agosto sangrento", como há 107 anos, "quando foi proclamado o vergonhoso Tratado de Anexação da Coreia" por parte do Japão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório