Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Palestinianos mantêm total congelamento da cooperação com Israel

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, anunciou hoje a continuação do total congelamento da cooperação com Israel, decidido na semana passada, apesar da retirada dos detetores de metais na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental.

Palestinianos mantêm total congelamento da cooperação com Israel
Notícias ao Minuto

21:48 - 25/07/17 por Lusa

Mundo Mahmoud Abbas

"Enquanto todas as medidas [de segurança] não voltarem a ser aquelas que estavam antes de 14 de julho, não existirá mudança" no congelamento da cooperação com Israel, declarou Abbas durante uma reunião com líderes palestinianos.

E acrescentou: "Todas as medidas israelitas no terreno após essa data até hoje devem desaparecer e acabar. Então, as coisas poderão voltar ao normal em Jerusalém e poderemos retomar o nosso trabalho sobre as relações bilaterais [com Israel]".

Israel retirou hoje os detetores de metais nas zonas de acesso ao local da Esplanada das Mesquistas, cuja instalação desencadeou violentos confrontos entre palestinianos e as forças de segurança israelitas.

Apesar da decisão israelita, as autoridades muçulmanas aconselharam hoje os fiéis a permanecerem longe da Esplanada das Mesquitas, até que Israel conclua e divulgue as novas regras de segurança no local.

A Esplanada das Mesquitas é considerado o terceiro local mais sagrado para o Islão, depois de Meca e Medina, na Arábia Saudita, e integra a mesquita Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha.

É um local ultrassensível que é gerido pela Jordânia e está localizado na cidade velha de Jerusalém (Jerusalém Oriental, zona ocupada e anexada por Israel).

As autoridades israelitas instalaram os detetores de metais após um ataque ocorrido em 14 de julho naquela zona que resultou na morte de dois polícias israelitas e de três atacantes (árabes israelitas), abatidos pelas autoridades.

Hoje de madrugada, as autoridades israelitas aceitaram "a recomendação de todos os organismos de segurança de substituir (...) os detetores de metais por medidas de segurança assentes em tecnologias avançadas e com outros meios".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório