Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Casal português perdeu filho bebé após incêndio. Pai fala da tragédia

O incêndio que deflagrou em Londres destruiu várias famílias. Andreia e Mário Gomes sobreviveram, mas o seu bebé não resistiu após o parto provocado.

Casal português perdeu filho bebé após incêndio. Pai fala da tragédia
Notícias ao Minuto

16:37 - 02/07/17 por Inês André de Figueiredo

Mundo Londres

Um dos casais que sobreviveu ao avassalador incêndio da torre de Grenfell, em Londres, perdeu um filho que não resistiu a um parto provocado, no momento em que a sua mãe se encontrava em coma induzido.

Andreia Gomes, portuguesa, estava grávida de sete meses e, juntamente com o seu marido e as filhas, conseguiu fugir das chamas. A família vivia no 21.º andar do prédio e conseguiu sair antes de o incêndio se propagar ao apartamento onde habitavam, depois de os bombeiros terem pedido que as famílias dos andares superiores permanecessem em casa.

Foram momentos “muito traumáticos”, disse Mário Gomes ao Sunday Telegraph, recordando que os médicos comunicaram que o coração do bebé tinha parado e que a mãe seria a prioridade.

“A minha mulher deu à luz naquela noite, enquanto estava em coma, e ela nem sabia. Às 23h03 daquela noite nasceu o meu bebé”, conta o pai. “Eu tinha-o ao meu colo, ele parecia estar em paz, como um bebé que está apenas a dormir. Queria muito estar com ele, mas já tinha perdido a vida”.

Gomes recordou ainda os momentos terríveis que viveu quando decidiu que os bombeiros não os conseguiam salvar e que tinha de deixar o apartamento. Enrolou as filhas e a mulher em toalhas molhadas e levou-as pelas escadas.

Uma das filhas acabou por ficar inconsciente e Mário Gomes correu para a entrada para a entregar aos serviços de segurança, tendo depois voltado para ir buscar a mulher e a outra filha.

Foram momentos “muito emotivos”, recorda, mostrando que, apesar da tristeza da morte do seu filho, teve sorte em que todo o resto da família esteja bem de saúde.

Recorde-se que vários amigos britânicos da família haviam apelidado Mário de 'herói', pela forma como salvou a família. Foi ainda iniciada pelos amigos, pouco tempo depois da tragédia, uma angariação de fundos para ajudar o casal e as filhas que perderam tudo no incêndio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório