Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia: Human Rights Watch denuncia desaparecimento de jornalista

A organização Human Rights Watch (HRW) indicou hoje temer que um jornalista ucraniano, desaparecido há duas semanas, tenha sido raptado por rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia.

Ucrânia: Human Rights Watch denuncia desaparecimento de jornalista
Notícias ao Minuto

18:35 - 17/06/17 por Lusa

Mundo Rapto

Stanyslav Aseiev, jornalista 'freelance' do serviço ucraniano da Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), financiada pelos Estados Unidos, não dá sinais de vida desde 02 de junho, quando realizava uma reportagem na região separatista de Donetsk.

Há "fortes razões para acreditar que responsáveis locais dos serviços de segurança (rebeldes) o raptaram", declarou Tania Lokchina, da filial russa da HRW, num texto divulgado no 'site' Open Democracy, associação de defesa dos direitos humanos.

A HRW apelou às autoridades rebeldes para "acabarem imediatamente" com a detenção do jornalista de 27 anos, cujo desaparecimento foi referido por uma pessoa próxima, o deputado Ergo Firsov.

Os Repórteres Sem Fronteiras e o Comité para a Proteção dos Jornalistas também já denunciaram o caso.

Enquanto os primeiros responsabilizam as autoridades autoproclamadas da República de Donetsk pelo "destino e segurança" do jornalista, o Comité apelou "às autoridades ucranianas para utilizarem todos os meios à sua disposição para encontrar e garantir a segurança de Stanyslav Aseiev".

A Ucrânia é palco há quase três anos de um conflito que opõe as forças governamentais a separatistas pró-russos no leste do país, e que já causou perto de 10.000 mortos.

Apesar da concertação de várias tréguas, os confrontos mortíferos ocorrem regularmente ao longo da linha da frente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório