Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Apuramento de deputado de Kensigton adiado após dupla contagem

Após duas contagens, mantém-se as dúvidas sobre se o partido Conservador vai manter ou ceder ao partido Trabalhista o lugar de deputado pelo círculo de Kensington, em Londres, tendo o escrutínio dos boletins sido suspenso.

Apuramento de deputado de Kensigton adiado após dupla contagem
Notícias ao Minuto

14:54 - 09/06/17 por Lusa

Mundo Eleições Reino Unido

O círculo é único que falta apurar entre os 650 de todo o Reino Unido e tornou-se crucial face à falta de maioria absoluta dos 'tories' na Câmara dos Comuns, forçando a primeira-ministra, Theresa May, a depender do apoio do Partido Unionista Democrático, da Irlanda do Norte.

O assento é tradicionalmente do partido Conservador, representado por Victoria Borwick, que em 2015 assegurou uma vantagem de 7.361 votos.

Contudo, a diferença para a candidata 'Labour' Emma Coad rondará, segundo vários meios de comunicação social britânicos, apenas 30 votos, criando incerteza.

Fotografias da sala onde estava a ser feita a contagem dos boletins mostram voluntários que trabalharam nas mesas de voto a dormir em cadeiras ou em cima de mesas, tendo sido tomada a decisão de adiar a contagem até às 18:00 (mesma hora em Lisboa).

"O resultado provisório das eleições foi conhecido pelas 02:00. Esse resultado era muito próximo e uma recontagem foi por isso pedida. O resultado dessa recontagem também permaneceu muito próxima. Um pedido para uma terceira contagem foi então feito", explicou o responsável Tony Redpath.

Porque tinham estado a pé a noite inteira, as pessoas envolvidas na contagem mostravam sinais de cansaço.

"De forma a ter confiança na sua precisão, a recontagem foi suspensa para permitir que o pessoal descanse e recupere. A contagem vai recomeçar assim que possível", acrescentou.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, o partido Conservador elegeu 318, menos oito do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 do que aqueles que tinha antes das eleições.

O partido Trabalhista adicionou 32 aos 229 que possuía, somando 261 deputados.

O Partido Nacionalista Escocês conquistou 35 lugares (-21), os Liberais Democratas 12 (+3), o Partido Democrático Unionista (Irlanda do Norte) 10 (+2), o Sinn Féin sete (+3), os nacionalistas galeses do Plaid Cymru quatro (+1), os Verdes um e foi eleito um independente na Irlanda do Norte.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou que irá formar um governo com o apoio do Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte para garantir uma maioria absoluta na Câmara dos Comuns e avançar com o 'Brexit'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório