Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Tusk pede esforço para evitar ausência de acordo sobre Brexit

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou hoje para a possível ausência de acordo de saída entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), pedindo aos envolvidos que façam "o melhor" para evitar esta situação.

Tusk pede esforço para evitar ausência de acordo sobre Brexit
Notícias ao Minuto

10:51 - 09/06/17 por Lusa

Mundo Eleições Reino Unido

"Não sabemos quando as conversações sobre o 'Brexit' irão começar. Não sabemos quando terão que terminar. Façam o vosso melhor para evitar que não haja acordo por ausência de negociações", escreveu Tusk, na sua conta na plataforma de mensagens Twitter.

O calendário traçado previa que as conversações sobre a saída do Reino Unido começassem na semana de 19 de junho e deveriam estar concluídas até final de março de 2019.

O resultado das legislativas antecipadas desta quinta-feira, convocadas pela primeira-ministra conservadora Theresa May, poderá complicar as negociações do Brexit.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, o partido Conservador elegeu 318, menos oito do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 do que antes das eleições.

O partido Trabalhista adicionou 29 aos que possuía, somando 261 deputados.

O Partido Nacionalista Escocês conquistou 35 lugares, os Liberais Democratas 12 (+4), o Partido Democrático Unionista (Irlanda do Norte) 10 (+2), o Sinn Féin sete (+3), os nacionalistas galeses do Plaid Cymru quatro (+1), os Verdes um e foi eleito um independente na Irlanda do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório