Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Corbyn invoca vitória do 'Labour' e está pronto para governar

O líder dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, afirmou hoje que o seu partido foi o verdadeiro vencedor destas eleições legislativas e manifestou-se pronto para formar governo e conduzir as negociações para o Brexit.

Corbyn invoca vitória do 'Labour' e está pronto para governar
Notícias ao Minuto

09:37 - 09/06/17 por Lusa

Mundo Eleições Reino Unido

Numa entrevista transmitida pela BBC, Corbyn reiterou a opinião de que a primeira-ministra, Theresa May, deve apresentar a demissão perante o fracasso de obter a maioria "forte e estável" que pretendia.

O líder trabalhista reivindicou um "aumento enorme dos votos em todo o país" para invocar uma vitória moral das eleições, mesmo se o partido Conservador conquistou mais assentos na Câmara dos Comuns.

"Nós apresentámos as nossas políticas e tiveram uma enorme adesão. Penso ser claro quem é que ganhou estas eleições", disse.

Corbyn afirmou também que o 'Labour' está pronto para "servir o país" e formar um governo para implementar um programa que acabe com a austeridade no país e invista nos serviços públicos, mas sem coligações.

"Estamos a propor avançar com um programa que apresentámos na campanha. Não fizemos acordos nem pactos com ninguém", vincou.

Segundo o calendário legislativo, o parlamento britânico deve retomar os trabalhos na terça-feira e o próximo governo apresentar o seu programa, no tradicional "Discurso da Rainha", em 19 de junho.

"O parlamento deve reunir e o parlamento terá então de decidir quando um governo apresentar um discurso da rainha. Nós vamos apresentar o nosso ponto de vista. Claro que estamos prontos a servir", reiterou.

Quanto ao Brexit, Corbyn entende que as negociações devem continuar, visto que o artigo 50º. do Tratado Europeu já foi ativado, processo que não pretende travar.

"O governo em funções daqui a 11 dias terá de conduzir essas negociações. A nossa posição é muito clara: nós queremos um Brexit dos empregos primeiro, por isso o mais importante é um acordo comercial com a Europa. Penso que um gesto de boa vontade do parlamento seria votar agora para que todos os nacionais europeus possam ficar no Reino Unido", defendeu.

Um atraso no calendário das negociações dependerá de Bruxelas, mas o líder trabalhista manifestou-se novamente pronto para assumir o poder.

"Nós estamos prontos para fazer as negociações em nome deste país para proteger empregos e ter um acordo sensato sem taxas alfandegárias com a Europa", declarou.

Declarados 647 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, o partido Conservador elegeu 316, menos 10 do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 do que antes das eleições.

O partido Trabalhista adicionou 29 aos que possuía, somando 261 deputados.

O Partido Nacionalista Escocês conquistou 35 lugares, os Liberais Democratas 12, o Partido Democrático Unionista (Irlanda do Norte) 10, o Sinn Féin sete, os nacionalistas galeses do Plaid Cymru quatro, os Verdes um e foi eleito um independente na Irlanda do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório