Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Conservadores e trabalhistas reagem com cautela às sondagens

O ministro da Defesa britânico, o conservador Michael Fallon, e o porta-voz dos Trabalhistas para a economia mostraram hoje cautela na reação à sondagem que sugere que os "tories" perderão a maioria absoluta, preferindo aguardar pelos resultados oficiais.

Conservadores e trabalhistas reagem com cautela às sondagens
Notícias ao Minuto

23:05 - 08/06/17 por Lusa

Mundo Eleições Reino Unido

"Isto é apenas uma projeção, creio que isso ficou claro, não é um resultado. As sondagens à boca da urna já se enganaram no passado. Em 2015 subestimaram os nossos votos", disse Fallon à BBC.

"Temos de esperar para ver alguns resultados reais antes de podermos interpretar", afirmou o ministro conservador.

No mesmo sentido, o trabalhista John McDonnell disse que "todas as sondagens devem ser interpretadas com algum ceticismo" porque "no passado já se equivocaram".

Uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas, BBC, ITV e Sky, antecipa que o partido Conservador vence as eleições, mas perde a maioria absoluta no parlamento britânico.

A sondagem à boca das urnas indicou que o partido Conservador terá 314 deputados, o partido Trabalhista 266, o Partido Nacionalista Escocês 34, os Liberais Democratas 14 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três, sendo os restantes distribuídos por pequenos partidos.

A maioria absoluta no parlamento britânico é de 326 deputados, mais de metade dos 650 assentos parlamentares.

Os primeiros resultados serão anunciados pelas 23:00 (mesma hora em Lisboa), mas será a partir das 02:00 de sexta-feira que começarão a sair em maior número.

Pelas 04:00 já será possível ter uma ideia clara do resultado final, mas os últimos boletins estarão contados perto do meio dia de sexta-feira.

As urnas abriram às 07:00 e encerraram às 22:00 em 650 circunscrições eleitorais, com cada uma a eleger um deputado.

Um total de 46,9 milhões de eleitores estavam recenseados este ano, mais cerca de um milhão do que em 2015.

O sistema eleitoral usado nas eleições legislativas britânicas é de maioria simples [first past the post], o que quer dizer que vence aquele que tiver maior número de votos.

O governo é formado pelo partido com maior número de deputados na Câmara dos Comuns e o primeiro-ministro o respetivo líder.

Ao todo, concorreram 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escócia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório