Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia: Rússia adverte para risco de "consequências assustadoras"

A Rússia alertou hoje na ONU que o recurso a uma "retórica" de "guerra" contra a Coreia do Norte e o seu programa nuclear e balístico poderá ter "consequências assustadoras".

Coreia: Rússia adverte para risco de "consequências assustadoras"
Notícias ao Minuto

17:52 - 28/04/17 por Lusa

Mundo Guennadi Gatilov

"A retórica associada a uma demonstração de força irrefletida conduz a uma situação em que o mundo se questiona verdadeiramente se vai haver ou não uma guerra", frisou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Guennadi Gatilov, durante uma reunião ministerial extraordinária dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU dedicada à Coreia do Norte, presidida pelo secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson.

"Uma medida mal interpretada poderá desencadear consequências muito assustadoras e muito lamentáveis", advertiu o representante de Moscovo, na presença dos chefes da diplomacia norte-americana e chinês, Rex Tillerson e Wang Yi, respetivamente.

O programa nuclear e balístico de Pyongyang é um assunto urgente para os Estados Unidos, uma vez que territórios como o Havai ou a costa noroeste norte-americana poderão estar ao alcance dos mísseis norte-coreanos.

O regime comunista norte-coreano multiplicou nos últimos anos os seus lançamentos de mísseis balísticos e realizou até cinco testes nucleares subterrâneos, incluindo dois durante o ano passado.

Estes programas militares desencadearam uma série de resoluções da ONU e várias sanções internacionais. Segundo peritos das Nações Unidas, estas medidas punitivas tiveram, no entanto, pouco impacto nas políticas conduzidas por Pyongyang.

A tensão em relação à Coreia do Norte acentuou-se nas últimas semanas, depois de Pyongyang, que sonha construir um míssil capaz de atingir o continente americano, ter feito declarações incendiárias e de ter realizado novos ensaios de mísseis.

Os Estados Unidos detêm atualmente a presidência rotativa do Conselho de Segurança e Washington e os seus aliados esperam exercer alguma pressão sobre a China para que seja mais interventiva no dossiê norte-coreano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório