Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Polícia faz busca a organização financiada por opositor de Putin

A polícia fez hoje uma rusga a um escritório moscovita de uma organização financiada por um dos principais adversários do Presidente Vladimir Putin, que ajuda candidatos oposicionistas e presos políticos.

Polícia faz busca a organização financiada por opositor de Putin
Notícias ao Minuto

21:50 - 27/04/17 por Lusa

Mundo Rússia

A organização Open Russia (Rússia Aberta) informou no seu sítio na Internet que a polícia chegou às suas instalações ao início da tarde e começou a fazer buscas sem dar qualquer explicação.

O fundador, Mikhail Khodorkovsky, colocou uma foto de homens em camuflado na entrada do escritório.

Não houve comentários da polícia sobre esta operação.

A ação policial acontece quando estão marcados protestos contra Putin para sábado.

Khodorkovsky, que já foi o homem mais rico da Federação Russa, esteve 10 anos preso, depois do que foram consideradas acusações motivadas politicamente, antes de ser perdoado em dezembro de 2013 e sair do país.

No exílio, continuou a opor-se a Putin e declarou que o objetivo do seu novo movimento era garantir que o Presidente russo não vai disputar um quarto mandato nas eleições presidenciais previstas para o próximo ano.

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse a jornalistas que as autoridades iriam reagir "dentro do quadro da lei", se as manifestações não autorizadas fossem feitas no sábado.

Também hoje, outro dos principais opositores de Putin, Alexei Navalny, teve de ser hospitalizado depois de ter sido borrifado com um líquido de cor verde, que lhe provocou queimaduras num olho, anunciou o próprio nas redes sociais.

Navalny, que fez um documentário sobre a riqueza do primeiro-ministro russo, alegadamente proveniente de atos de corrupção, visto por mais de 20 milhões de pessoas na Internet, foi o principal promotor das manifestações, à escala nacional, em março, que foram as maiores e mais generalizadas no país, desde há vários anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório