Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Hong Kong volta a autorizar a importação de carne brasileira

O Ministério brasileiro da Agricultura anunciou hoje que Hong Kong reduziu as restrições à importação de carne brasileira decretada após a divulgação de informações sobre uma operação policial que investiga a venda ilegal de carne no Brasil.

Hong Kong volta a autorizar a importação de carne brasileira
Notícias ao Minuto

17:36 - 28/03/17 por Lusa

Mundo Ministérios

Segundo um comunicado divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, com o fim das restrições em Hong Kong, "todos os grandes mercados para exportações de carnes brasileiras encontram-se novamente reabertos".

"Trata-se de uma vitória para o setor agroexportador brasileiro e um resultado importante logrado pelos esforços conjuntos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Itamaraty e do Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong. A reabertura reafirma a qualidade e a solidez do sistema sanitário nacional", conclui o comunicado.

Na semana passada, o Governo de Hong Kong havia determinado a suspensão temporária das importações de carne produzida no Brasil e a retirada dos produtos que já estavam à venda nos mercados do território chinês.

O Brasil, considerado um dos maiores exportadores de carne do mundo, tenta reverter uma crise de confiança sobre os produtos exporta desde 17 de março, quando a polícia federal denunciou a venda de produtos ilegais em 21 fábricas do setor de carne do país, entre as quais unidades de grandes companhias exportadoras como a BRF e a JBS.

Hong Kong, a par da China, é um dos maiores importadores das carnes produzidas no Brasil.

O setor de carne brasileiro é muito importante para o país já que movimenta cerca de 14 mil milhões de dólares (12,9 mil milhões de euros) por ano em exportações, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório