Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

"Nunca pensei sair da CIA. Mas por causa de Trump demiti-me"

Estava há 11 anos ao serviço da agência de informações norte-americana.

"Nunca pensei sair da CIA. Mas por causa de Trump demiti-me"
Notícias ao Minuto

10:28 - 21/02/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Ex-agente

Edward Price integrava os quadros da CIA, a poderosa agência norte-americana, há 11 anos. O seu cargo mais recente fora como porta-voz do conselho nacional de segurança.

Price demitiu-se recentemente da CIA e, num artigo escrito para o Washington Post, assume que Donald Trump e a sua postura relativamente às agências de informação norte-americanas motivaram a decisão.

Price recorda que trabalhou como analista quer com republicanos, quando George W. Bush era presidente, quer com democratas, como nos dois mandatos de Barack Obama. “Não havia gratificação maior do que ver a minha análise entregue ao presidente e vê-la influenciar o rumo dos acontecimentos”, escreve.

Com Trump, porém, as coisas foram diferentes. Uma das críticas que faz é sobre o dia em que Trump visitou pela primeira vez o quartel-general da agência e falou aos presentes junto a um memorial dedicado aos agentes da CIA que morreram em missão. “Ele parecia estar a falar para as câmaras” e não para o agentes, critica.

A ‘gota final’ chegou com a retirada de figuras como o diretor da CIA do conselho de segurança nacional, ao mesmo tempo que o “campeão dos media para o nacionalismo branco” e seu conselheiro pessoal Stephen K. Bannon era incluído.

A proposta mereceu protestos e Trump recuou, “mas a inclinação da Casa Branca tornou-se clara”.“Apesar de ter trabalhado orgulhosamente para presidentes republicanos e democratas, relutantemente concluí que não posso, em boa fé, servir esta administração como profissional” da CIA. E por essa razão demitiu-se, justifica nas página do Washington Post, num artigo intitulado precisamente “Nunca pensei sair da CIA. Mas por causa de Trump demiti-me”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório