Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Rebeldes perderam para o regime metade da área que controlavam em Alepo

As forças do regime sírio já recuperaram o controlo de metade dos bairros que eram controlados pelos rebeldes na cidade de Alepo, ao fim de duas semanas de uma ofensiva destruidora, à qual estes procuravam resistir hoje.

Rebeldes perderam para o regime metade da área que controlavam em Alepo
Notícias ao Minuto

22:42 - 02/12/16 por Lusa

Mundo Síria

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH), 50 por cento do território que os oposicionistas do Presidente Bachar al-Assad controlavam desde 2012 na parte leste da segunda maior cidade síria está agora nas mãos do regime de Damasco, que está a recuperar terreno nesta parte da cidade.

Submergidos pela potência de fogo e pelo avançou fulgurante das tropas pró governamentais, os insurrectos ainda as conseguiram repelir hoje, depois de combates violentos, do bairro de Cheikh Said, onde prosseguem confrontos esporádicos.

O regime, que procura a todo o custo recuperar a totalidade de Alepo, lançou em 15 de novembro uma nova ofensiva de grande envergadura, com a ajuda de combatentes estrangeiros e o apoio tático do seu aliado russo, para expulsar os rebeldes dos bairros do leste da cidade, cercados há quatro meses.

Principal foco do conflito sírio, que já provocou mais de 300 mil mortes em mais de cinco anos, a cidade de Alepo está dividida desde 2012, com os rebeldes a controlarem a parte oriental e o regime a restante.

Apesar da reprovação dos ocidentais, o regime submeteu Alepo a um dilúvio de fogo, com ataques aéreos, lançamento de barris de explosivos e disparos de obuses quase em permanência, que provocaram destruições fortes e a fuga de cerca de 50 mil dos 250 mil habitantes da cidade, segundo o OSDH.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório