Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Secretário-geral da ONU condena violência na República Centro-Africana

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou na terça-feira a violência na República Centro-Africana, um dia depois de quatro pessoas terem morrido e 14 terem ficado feridas na capital, Bangui.

Secretário-geral da ONU condena violência na República Centro-Africana
Notícias ao Minuto

06:35 - 26/10/16 por Lusa

Mundo Bangui

A violência aconteceu durante manifestações convocadas por uma coligação de grupos da sociedade civil que protestavam contra os operacionais da missão de paz das Nações Unidas.

Os manifestantes exigiam a retirada do país da missão da ONU na República Centro-Africana (MINUSCA), com mais de 10 mil operacionais, devido à alegada incapacidade de travar milícias armadas.

Entre os feridos na troca de tiros estavam cinco membros da missão de paz da ONU.

Em comunicado, Ban elogiou a "determinação do Governo em garantir que os autores e instigadores destes ataques são levados à justiça".

"As ações daqueles que procuram destabilizar o Governo e prejudicar as perspetivas de paz e estabilidade não devem afetar o trabalho importante de reconstrução da infraestrutura do país, de promoção da coesão social, reconciliação e recuperação económica, fortalecimento do Estado de Direito e criação de oportunidades para todos", disse.

O líder da ONU disse estar confiante que a conferência de doadores, a 17 de novembro, em Bruxelas, vai angariar apoio internacional para estas prioridades.

No início deste mês, 30 pessoas morreram e 57 ficaram feridas quando combatentes da milícia muçulmana Seleka fizeram um ataque na cidade de Kaga Bandoro.

Dias mais tarde, 11 pessoas foram mortas a tiro num campo para deslocados em Ngakobo, a norte de Bangui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório