Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

NATO alerta para "má liderança" que prevalece entre tropas afegãs

A missão da NATO no Afeganistão alertou hoje para a "má liderança" que prevalece entre as tropas afegãs e advertiu que os talibãs pretendem assumir o controlo de uma capital de província antes da chegada do inverno.

NATO alerta para "má liderança" que prevalece entre tropas afegãs
Notícias ao Minuto

22:22 - 12/10/16 por Lusa

Mundo Missão

O alerta foi feito em conferência de imprensa em Cabul pelo chefe adjunto de comunicação da missão, o brigadeiro-general Charles Cleveland.

Nas últimas semanas, os talibãs intensificaram os combates perto de cinco das 34 capitais de província afegãs e no início de outubro conseguiram controlar durante três dias partes da cidade de Kunduz (norte).

"Ninguém está satisfeito com o que aconteceu em Kunduz, houve um claro fracasso", disse o brigadeiro-general sobre a ofensiva insurgente.

Apesar da intensificação do combate nos arredores de várias cidades chave, o brigadeiro-general Charles Cleveland disse estar convencido que as forças afegãs vão "continuar a assegurar Kunduz e Lashkargah", duas cidades estratégicas.

A NATO está no país com cerca de 12.000 efetivos em áreas de assessoria às forças nacionais e os Estados Unidos têm cerca de 9.800 soldados.

Segundo os Estados Unidos, os talibãs controlam desde finais de 2015 cerca de um terço do território afegão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório