Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Síria: Reunião internacional marcada para domingo em Londres

Uma nova reunião internacional para encontrar uma solução para a guerra na Síria foi agendada para domingo em Londres, na presença do secretário de Estado norte-americano John Kerry, anunciou hoje o Departamento de Estado.

Síria: Reunião internacional marcada para domingo em Londres
Notícias ao Minuto

19:25 - 12/10/16 por Lusa

Mundo Conflito

Esta reunião, provavelmente na presença dos homólogos europeus do ministério dos Negócios Estrangeiros norte-americano, vai ocorrer um dia após um primeiro encontro sobre o conflito sírio no sábado em Lausana (Suíça) entre John Kerry e o russo Serguei Lavrov, na presença de ministros árabes, já hoje anunciada por Moscovo.

Num momento em que o diálogo bilateral russo-norte-americano sobre a Síria está oficialmente "suspenso" desde 03 de outubro, John Kerry "encontrará em Lausana os ministros dos Negócios Estrangeiros das potências da região e, em Londres, os parceiros internacionais", respetivamente no sábado e domingo, indicou em comunicado a diplomacia norte-americana.

Os EUA, a Rússia, provavelmente os países do Golfo, a Turquia e as potências europeias "discutirão uma abordagem bilateral para resolver a crise na Síria, designadamente o fim duradouro da violência e o reinício da ajuda humanitária", precisou o Departamento de Estado.

A reunião de sábado em Lausana será a primeira entre Kerry e o seu homólogo Lavrov desde a suspensão das suas negociações, decidida por Washington na sequência do falhanço em 19 de setembro de uma trégua na Síria que tinha sido acordada mas que apenas se prolongou por uma semana.

Os dois homens, que mantêm desde 2013 um canal de comunicação entre os dois países sobre a Síria, têm-se acusando mutuamente do fracasso das negociações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório