Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Angola garante que únicos militares que tem na RDCongo são instrutores

Angola não enviou militares para apoiar o Governo da República Democrática do Congo (RDCongo), tendo apenas instrutores para apoio na formação, garantiu hoje o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas.

Angola garante que únicos militares que tem na RDCongo são instrutores
Notícias ao Minuto

18:16 - 07/10/16 por Lusa

Mundo Conflito

O general Geraldo Sachipengo Nunda falava aos jornalistas, em Luanda, a propósito dos 25 anos sobre a constituição das Forças Armadas Angolanas (FAA), data que se assinala no domingo, tendo recusado o teor de algumas informações que apontam para a presença de militares de Angola no apoio ao Governo do Presidente Joseph Kabila, tendo em conta a recente onda de instabilidade naquele país vizinho.

"Não existem militares nas frentes, por exemplo. Mas as Forças Armadas Angolanas têm ajudado a República Democrática do Congo a formar soldados. Nós temos alguns soldados em Kitona, mas são instrutores, é uma base que fica praticamente na margem direita do rio Zaire, pode-se ver a partir do Soyo [cidade no norte de Angola]", disse.

A 21 de setembro foi noticiado que a violência que ocorreu durante dois dias em Kinshasa provocou a morte a mais de 100 pessoas, estimaram fontes da oposição na RDCongo, o que mais do que triplica as estimativas policiais.

No centro das manifestações está a exigência de saída do poder de Joseph Kabila no final do mandato, em dezembro, rejeitando que se recandidate e o adiamento das próximas eleições.

Na guerra civil na RDCongo, entre 1998 e 2002, Angola e o Zimbabué enviaram tropas para aquele país para apoiar o regime do então Presidente Laurent Désiré Kabila, pai de Joseph Kabila, que foi assassinado em janeiro de 2001, contra os rebeldes, apoiados pelo Ruanda, Uganda e Burundi.

Angola e RDCongo partilham uma fronteira de cerca de 2.000 quilómetros, no norte e leste do território angolano.

As FAA contam com cerca de 100.000 homens, nos três ramos, e estão em processo de modernização, com a aquisição de meios aéreos e navais, bem como formação de militares, nomeadamente pilotos e marinheiros, disse ainda o general Sachipengo Nunda

Luanda recebe a 26 e 27 de outubro uma cimeira de chefes de Estado africanos e quatro organizações internacionais para abordar os recentes desenvolvimentos na RDCongo, anunciou anteriormente fonte da diplomacia angolana.

De acordo com a mesma fonte, a cimeira de Luanda resulta do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RDCongo e na região (assinado em 2013) e promovido pelas Nações Unidas, União Africana, SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos, esta última liderada por Angola.

"As Nações Unidas solicitaram a Angola se podia albergar esta grande cimeira e Angola aceitou", indicou à Lusa o diretor para África do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Joaquim do Espírito Santo.

Segundo o diplomata, além das organizações envolvidas no acordo sobre a estabilidade naquele país e região, são esperados chefes de Estado de 11 países vizinhos da RDCongo e também da África do Sul.

Os recentes desenvolvimentos na RDCongo, com o recrudescer da violência, serão "certamente" abordados na cimeira, indicou ainda o diplomata angolano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório