Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Nove detenções após incêndio em campo de refugiados em Lesbos

Nove residentes no campo de migrantes de Moria, na ilha grega de Lesbos, foram detidos na sequência de um incêndio na segunda-feira à noite que consumiu várias instalações no campo superlotado sem fazer vítimas.

Nove detenções após incêndio em campo de refugiados em Lesbos
Notícias ao Minuto

10:51 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Grécia

Os nove migrantes - afegãos, iraquianos, um senegalês, um sírio e um camaronês - são suspeitos de estarem na origem de confrontos que eclodiram ao fim da tarde de segunda-feira em Moria e que conduziram ao incêndio nas instalações, apurou a agência France Press junto de fonte policial.

As autoridades gregas tentavam esta manhã retomar o controlo da situação no local, para onde enviaram 40 efetivos das forças anti-motim.

O incêndio provocou a fuga e refúgio dos seus cinco mil migrantes e refugiados residentes nos arredores do campo, com os media gregos a mostrarem mulheres em fuga com bebés adormecidos nos braços.

Apesar da calma ter "regressado", a "situação é ainda instável", de acordo com a mesma fonte policial, que explicou que os migrantes e refugiados se dispersaram pelos arredores de Moria e até Mitilene, a principal cidade, no sudeste da ilha, a uma dezena de quilómetros do campo.

O fogo destruiu cerca de 60 alojamentos pré-fabricados, 100 tendas e três contentores que abrigavam os serviços do campo.

"Não é surpreendente" que a situação se tenha degradado em Moria, onde a capacidade de acolhimento de 3.500 pessoas foi largamente ultrapassada, disse à AFP Roland Schonbauer, um representante na Grécia do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (HCR).

As autoridades começaram hoje a realojar famílias num segundo campo na ilha, em Kara Tepe, que abriga populações mais vulneráveis e migrantes considerados elegíveis para asilo.

A maior parte das 5.700 pessoas migrantes ou refugiadas que se encontram em Lesbos estão abrangidas pelo acordo entre a União Europeia e a Turquia, que prevê o reenvio para este país de todos os migrantes chegados às ilhas gregas no Mar Egeu, junto à costa turca, depois de 20 de março último.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório