Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Missão da ONU destaca observadores para oito cidades colombianas

A missão das Nações Unidas que irá monitorizar e verificar a aplicação do acordo de paz alcançado entre o governo colombiano e as FARC anunciou, na quinta-feira, ter destacado já observadores para um total de oito cidades.

Missão da ONU destaca observadores para oito cidades colombianas
Notícias ao Minuto

07:23 - 16/09/16 por Lusa

Mundo Acordo

"Grupos de observadores e de pessoal civil encontram-se em oito cidades: Bucaramanga, Florencia, Medellín, Popayán, Quibdó, San José del Guaviare, Valledupar e Villavicencio", informou a ONU em comunicado.

As Nações Unidas indicaram ainda que no início do seu mandato, após a assinatura do acordo final, no próximo dia 26, em Cartagena, a missão vai ter aproximadamente 200 observadores, pelo que "estará em condições de iniciar a verificação, em conformidade com o mandato outorgado pelo Conselho de Segurança".

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, na terça-feira, por unanimidade, os detalhes relativos à missão na Colômbia.

A nota divulgada pela ONU refere também que o destacamento inclui 80 novos observadores internacionais, os quais, após uma semana de formação, juntar-se-ão aos outros 80 que se encontram já no terreno.

Enquanto inicia o seu mandato, a missão da ONU realiza tarefas de coordenação com as partes, a fim de contribuir para garantir o cessar-fogo declarado pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e pelo chefe das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Rodrigo Londoño Echeverri ou "Timochenko".

Também presta ajuda na preparação do mecanismo tripartida que vai ficar responsável por monitorizar e verificar a aplicação do cessar-fogo bilateral e definitivo, e apoio à implementação e preparativos logísticos das zonas e pontos rurais onde vai ter lugar nomeadamente a entrega de armas e o início da transição para a vida civil dos membros da principal guerrilha do país.

O governo colombiano e as FARC alcançaram, no mês passado, um acordo de paz que põe fim a 52 anos de conflito armado.

Esse acordo vai ser oficialmente assinado no próximo dia 26, em Cartagena das Índias, numa cerimónia em que está confirmada a presença de pelo menos 13 presidentes latino-americanos e chefes dos principais organismos multilaterais.

Os secretários gerais das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos (OEA), respetivamente, Ban Ki-moon e Luis Almagro, também vão participar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório