Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo do Brasil manifesta-se preocupado com prisões na Venezuela

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, reiterou hoje “a preocupação" do Governo brasileiro com o que classificou de "recente multiplicação de detenções arbitrárias na Venezuela".

Governo do Brasil manifesta-se preocupado com prisões na Venezuela
Notícias ao Minuto

15:53 - 13/09/16 por Lusa

Mundo José Serra

A declaração de José Serra foi veiculada num comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

"Estamos muito preocupados com a multiplicação recente de detenções arbitrárias na Venezuela, como a do jornalista chileno Braulio Jatar, ocorridas à revelia do devido processo legal e em claro desrespeito pelas liberdades e garantias fundamentais", lê-se no comunicado.

A nota acrescenta que as prisões são "um desdobramento que dificulta ainda mais o diálogo entre Governo e oposição, indispensável para a superação da dramática crise política, económica, social e humanitária que afeta a Venezuela".

Bráulio Jatar, jornalista chileno-venezuelano que mora na ilha de Margarita, foi preso a 03 de setembro "por cometer infrações graves penais", segundo as autoridades venezuelanas.

A sua detenção, bem como a de 30 outras pessoas, aconteceu um dia depois de o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, ter sido recebido com protestos na comunidade popular de Villa Rosa, na ilha Margarita.

Os outros detidos foram libertados, mas o jornalista Bráulio Jatar continua detido, tendo sido transferido para uma prisão localizada em Guarico.

A agência Efe noticiou que o Governo chileno também manifestou preocupação com a situação do jornalista, o que provocou uma resposta dura por parte do Governo venezuelano, pedindo “respeito pela soberania venezuelana e coerência histórica com os processos de unidade e integração sul-americana", rejeitando o que chamou de "intervencionismo" do Chile.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório