Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pioneira da aviação terá morrido como náufraga

Mistério que dura há 80 anos pode ter sido agora resolvido.

Pioneira da aviação terá morrido como náufraga
Notícias ao Minuto

11:28 - 12/09/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Amelia Earhart

Amelia Earhart foi a primeira mulher piloto a atravessar o Oceano Atlântico em avião e uma escritora de verdadeiros best-sellers inspirados nas suas aventuras.

O mistério do seu desaparecimento, a 2 de julho de 1937 no Oceano Pacífico quando fazia um voo à volta do mundo, deu origem a muitas teorias, mas agora podem ter surgido novas pistas quanto ao que realmente aconteceu à piloto.

De acordo com a Fox News, o Grupo Internacional para a Recuperação da História da Aviação (TIGHAR, a sigla em inglês) recolheu indícios que levam a crer que Amelia conseguiu fazer uma aterragem segura em 1937, tendo vivido e morrido como náufraga numa ilha do Pacífico.

O mesmo grupo de investigadores adianta que a piloto terá aterrado o aparelho na ilha Gardner, a cerca de 640 quilómetros da ilha Howland, localizada a sudoeste do Hawai.

Ric Gillespie, do TIGHAR, revelou que desde o momento em que o avião desapareceu dos radares foram recebidas mais de 100 transmissões via rádio de pedidos de ajuda de Amelia, mas não só.

O investigador garantiu ainda que cerca de seis horas depois do desaparecimento do avião, os operadores de rádio ouviram uma voz num sinal bastante fraco, tendo, contudo, reconhecido a voz da piloto.

Uma dona de casa, revelou o mesmo investigador, terá também ouvido os pedidos de ajuda de Amelia quando ouvia a sua estação de rádio preferida que terá sofrido perturbações com os sinais enviados pela piloto. A mulher garantiu que ouviu Amelia dizer que o avião aterrou entre o mar e a terra.

A confirmarem-se estes indícios, a mulher pioneira da aviação morreu numa ilha deserta, deixando um legado de coragem e aventuras ao mundo civilizado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório