Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente das Filipinas recusa encontro com secretário-geral da ONU

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que protestou contra as Nações unidas por criticarem o seu Governo, recusou um convite para se encontrar com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Presidente das Filipinas recusa encontro com secretário-geral da ONU
Notícias ao Minuto

04:15 - 02/09/16 por Lusa

Mundo Rodrigo Duterte

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que "contactos foram feitos para combinar uma hora" para um encontro à margem do fórum da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) no Laos, na próxima semana, mas "não foi possível acordar nenhuma hora".

Um porta-voz dos Negócios Estrangeiros de Manila disse que 11 chefes de Estado requisitaram encontros com Duterte durante o encontro da ASEAN e que o Presidente Filipino disse sim a nove.

"Por favor compreendam que ele não pode aceitar todos [os pedidos] e ninguém pode imputar algo de negativo àqueles que ele não conseguiu acomodar", disse Charles José.

Duterte manifestou-se contra o organismo mundial depois de um relator especial da ONU ter criticado a sua estratégia para reduzir o crime, chegando mesmo a ameaçar deixar as Nações Unidas, algo que depois retirou, dizendo tratar-se de uma piada.

Quase 2.000 pessoas morreram desde que Duterte assumiu o cargo de Presidente, a 30 de junho, e lançou a sua 'guerra' ao crime, de acordo com o chefe da polícia nacional.

Duterte insiste que a maioria das 756 pessoas mortas pela polícia era suspeita de crimes de droga e resistiu à detenção, enquanto os outros morreram devido a guerras de gangues criminosos.

No entanto, organizações de direitos humanos e alguns deputados, entre outros, acreditam que as forças de segurança estão a realizar homicídios extrajudiciais a uma escala sem precedentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório