Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Desmanteladas tendas de ativistas antinuclear em protesto

Funcionários do Tribunal do distrito de Tóquio desmantelaram hoje várias tendas instaladas por ativistas antinuclear que querem que o Governo assuma a responsabilidade pelo acidente nuclear de Fukushima, em março de 2011, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Desmanteladas tendas de ativistas antinuclear em protesto
Notícias ao Minuto

13:10 - 21/08/16 por Lusa

Mundo Tóquio

Uma dezena de pessoas, incluindo alguns ativistas que passaram a noite nas tendas, realizou o protesto, enquanto as autoridades montaram um perímetro de segurança em redor do local e bloquearam as vias de acesso antes de desmantelarem as tendas, às primeiras horas de hoje.

Uma das pessoas que passaram a noite na tenda, um homem de 53 anos, disse à agência Kyodo que a iniciativa visou "pressionar o Governo contra a reativação das centrais nucleares sem assumir a responsabilidade do acidente de Fukushima".

O participante prometeu a realização de mais manifestações.

As tendas haviam sido instaladas diante do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, que também alberga a sede da Agência para a Segurança Nuclear do Japão.

As ações dos manifestantes antinuclear levaram também a uma batalha judicial nos tribunais que culminou com a imposição aos ativistas de uma multa por ocupação indevida de uma faixa de terreno pública de 50 metros quadrados.

O tribunal argumentou que entende os motivos que levaram os ativistas a montar o acampamento em protesto contra o acidente nuclear, mas salientou que não tinham o direito de ocupar um terreno público.

O Governo do Japão emitiu ordens de evacuação em 11 localidades próximas da central de Fukishima Daiichi após o acidente nuclear desencadeado pelo potente terramoto e tsunami de março de 2011, o pior desde o de Chernobil, em 1986.

As ordens têm sido levantadas progressivamente à medida que avançam os trabalhos de descontaminação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório