Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Eis porque o público brasileiro está a assobiar tanto os atletas

Público brasileiro tem-se mostrado bastante crítico com os seus rivais. Mas há motivos que o podem explicar.

Eis porque o público brasileiro está a assobiar tanto os atletas

O público dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro tem marcado esta edição do evento pela quantidade de apupos que têm dirigido a alguns dos atletas em prova.

Se o caso da guarda-redes Hope Solo que foi vaiada por ter feito comentários negativos sobre o Zika, marcaram a atualidade, mais emblemático ainda ficou o momento em que o público brasileiro não poupou o atleta francês Renaud Lavilenie, no pódio, levando-o às lágrimas.

O médico Juan Grigera, do Instituto das Americas, explica ao Metro UK que existem duas razões principais para que isto esteja a acontecer.

“Penso que a razão principal é porque a maioria dos desportos no Brasil são dominados pelo futebol e o público está a reproduzir as atitudes que tem no futebol para este evento”, começa por referir, apontando ainda um outro motivo.

“Penso que os Jogos Olímpicos se tornaram num momento muito importante na história do Brasil, e a sociedade está a esforçar-se para fazer parte do momento. Os assobios é uma forma de fazerem parte de todo o drama”, refere.

Depois, existem razões que explicam os alvos das assobiadelas.

“Têm assobiado os russos por causa do doping e os argentinos por causa da sua rivalidade histórica”, explica.

Embora ouvir apupos durante os Jogos Olímpicos não seja algo comum, o médico lembra que não é algo raro ou inédito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório