Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Islândia vai levantar restrições aos movimentos bancários

A Islândia vai começar a levantar gradualmente as restrições aos movimentos bancários que impôs aos seus cidadãos em 2008, durante a crise financeira global, segundo um comunicado do ministério das Finanças islandês.

Islândia vai levantar restrições aos movimentos bancários
Notícias ao Minuto

23:04 - 16/08/16 por Lusa

Mundo Decisão

O país, que introduziu o controlo de capitais para prevenir a fuga de capitais e proteger a moeda nacional, a coroa, pretende agora começar a eliminar progressivamente as restrições

O ministério das Finanças apresentou um projeto de lei que permitirá aos islandeses, por exemplo, comprar imobiliário no estrangeiro e alarga "significativamente" as possibilidades de compra de moeda estrangeira em espécie.

"Estão a ser dados passos importantes para eliminar totalmente o controlo de capitais", indicou o governo num comunicado em que detalha alguns aspetos da legislação.

"Com as medidas previstas no projeto de lei, o controlo de capital não deve colocar restrições substanciais à maioria das pessoas, e até ao início do próximo ano, muito poucas pessoas serão ainda afetadas", acrescentou.

Delineado com o aval do Fundo Monetário Internacional (FMI), o projeto de lei deverá ser apresentado ao Parlamento na quarta-feira e deve ser aprovado sem dificuldade.

O alívio progressivo das restrições impostas pela crise de 2008 foi um dos maiores êxitos do governo de centro-direita que está no poder desde 2013.

O primeiro-ministro Sigurdur Ingi Johannsson pretende concluir o trabalho a tempo das eleições legislativas antecipadas que estão marcadas para 29 de outubro.

No entanto, continua a ser muito impopular devido à sua proximidade com o mundo dos negócios e às consequências do caso conhecido como Papéis do Panamá, que revelou que centenas de islandeses têm interesses em paraísos fiscais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório