Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

EUA pedem acesso a jornalista norte-americano preso na China

O Departamento de Estado dos EUA disse que vai continuar a pressionar as autoridades da China para os seus diplomatas poderem visitar um jornalista de Hong Kong naturalizado norte-americano que está preso na cidade de Shenzhen desde 2014.

EUA pedem acesso a jornalista norte-americano preso na China
Notícias ao Minuto

09:19 - 28/07/16 por Lusa

Mundo Diplomacia

Trata-se de James Wang, cujo nome chinês é Wang Jianmin, editor de 62 anos, que foi esta semana condenado a cinco anos e três meses de prisão e a uma multa de 200.000 yuan (27.125 euros), por gerir um negócio ilegal, suborno e conluio e pelo envio de cópias das revistas New-Way Monthly e Multiple Face para leitores no interior da China.

John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado, disse na quarta-feira aos jornalistas em Washington que os Estados Unidos têm "repetidamente" pedido às autoridades chinesas autorização para visitar Wang, desde a sua prisão, há mais de dois anos, e para assistir ao seu julgamento, mas que esses pedidos têm sido sucessivamente negados.

"Vamos continuar a solicitar o acesso ao Sr. Wang, de modo a podermos fornecer os adequados serviços consulares", disse Kirby, citado pelo jornal The New York Times.

Já o colega de Wang, o diretor das revistas, Guo Zhongxiao, de 40 anos, foi condenado a dois anos e três meses e foi multado em 50.000 yuan (6.781 euros).

Wang e Guo têm bilhetes de identidade de Hong Kong, mas viviam em Shenzhen quando foram presos.

As autoridades chinesas usaram a mesma acusação contra os cinco livreiros ligados à editora Mighty Current e livraria Causeway Bay Books, que publicava e vendia livros críticos da cúpula do Partido Comunista Chinês, e que estiveram meses desaparecidos. Quando voltaram a aparecer em público, estavam detidos na China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório