Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Comunistas cubanos discutem em Congresso reformas e renovação

O Partido Comunista de Cuba (PCC), o único autorizado na ilha caribenha, realiza a partir de hoje o seu sétimo Congresso, o primeiro após o restabelecimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Comunistas cubanos discutem em Congresso reformas e renovação
Notícias ao Minuto

06:44 - 16/04/16 por Lusa

Mundo PCC

O aprofundamento e a avaliação das reformas económicas realizadas pelo Presidente cubano, Raul Castro, e a renovação geracional da força política são alguns dos assuntos que vão marcar a reunião, que decorre até terça-feira (dia 19 de abril) em Havana.

A execução de uma nova lei eleitoral poderá ser outro dos temas em discussão no encontro.

No último congresso comunista, realizado em abril de 2011, foram aprovadas várias reformas, das quais, e após cinco anos, foram aplicadas menos de um quarto (21%), segundo reconheceu recentemente um artigo publicado no Granma, jornal oficial do PCC.

As informações oficiais sobre o VII Congresso falam em dar "continuidade" às reformas, que procuram "atualizar" o modelo socialista com uma maior abertura para o setor privado e ao investimento estrangeiro.

Várias vozes cubanas defendem a necessidade de acelerar o processo, de forma a impulsionar o crescimento da economia.

Este será o último congresso do PCC antes do Presidente e primeiro-secretário do Comité Central Raul Castro, de 84 anos, deixar o poder em fevereiro de 2018, intenção que reiterou no ano passado durante uma visita ao México.

Durante quatro dias, 1.000 delegados eleitos pelos militantes do partido vão debater vários documentos centrados no cumprimento do plano de reformas, nomeadamente sobre o papel da propriedade privada na economia cubana.

Num editorial publicado esta semana, o Granma referiu que a nova fase e os desafios que enfrenta o país após o processo de aproximação com os Estados Unidos "elevam o papel" do PCC na sociedade cubana e na "preservação da obra da revolução".

"Nestas novas circunstâncias, o Partido Comunista continua na liderança do povo", sustentou o jornal, num texto intitulado "Sem partido não poderia existir a revolução".

O VII Congresso do PCC é realizado em datas significativas do calendário revolucionário cubano.

A 16 de abril de 1961, o líder histórico Fidel Castro, atualmente com 89 anos, proclamou o caráter socialista da Revolução, e a 19 de abril do mesmo ano foi anunciada a vitória cubana após 72 horas de confrontos com forças financiadas pelos Estados Unidos num episódio que ficou conhecido como a invasão da Baía dos Porcos, conhecida em Cuba como La Batalla de Girón.

O 55.º aniversário destas duas efemérides será assinalado durante o congresso.

O PCC foi criado em outubro de 1965, após a unificação de várias forças de esquerda. O primeiro congresso foi realizado em dezembro de 1975.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório