Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Número de tigres selvagens aumenta pela primeira vez em cem anos

O número de tigres selvagens no mundo aumentou pela primeira vez em 100 anos graças aos esforços para proteger a espécie, indicaram hoje organizações de proteção dos animais.

Número de tigres selvagens aumenta pela primeira vez em cem anos
Notícias ao Minuto

17:19 - 11/04/16 por Lusa

Mundo Espécie

Os dados mais recentes compilados pelo World Wide Fund for Nature (WWF) e o Global Tiger Forum recenseiam cerca de 3.890 tigres no mundo atualmente, contra os 3.200 em 2010, que foi considerado como o nível mais baixo de sempre.

"Pela primeira vez depois décadas de retrocesso, o número de tigres aumenta", disse Marco Lambertini, o diretor geral da WWF Internacional em comunicado citado pela agência France Presse..

Estes números representam a primeira ascensão desde 1900, quando foram então recenseados 100 mil tigres.

A Índia abriga mais de metade dos tigres do mundo, com 2.226 tigres nas suas reservas, repartidas por 18 estados, segundo dados de 2014.

A Rússia, o Butão e o Nepal também registaram uma subida na população dos tigres no seu último recenseamento.

Os peritos chamam, no entanto, a atenção para o facto de estes números também poderem ser explicados por haver melhores formas de contabilização e consideram que há mais esforços na sua proteção.

O Bangladesh passou por um retrocesso significativo na sua população de tigres, de 440 em 2010 para 106 em 2015, o que pode ser explicado em parte por uma sobrestima dos números em 2010.

A destruição das florestas explica a queda na Indonésia, enquanto o Camboja tem planos para reintroduzir o tigre, classificado há uma semana como desaparecido por completo. A última vez que um exemplar foi visto foi em 2007.

O desflorestamento, o aumento populacional e a caça furtiva podem explicar o retrocesso do número de tigres na Ásia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório