Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Cronologia dos principais ataques no Paquistão

Cronologia dos principais ataques no Paquistão, onde hoje, pelo menos, 65 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas numa explosão em Lahore, enquanto os cristãos celebravam a Páscoa.

Cronologia dos principais ataques no Paquistão
Notícias ao Minuto

20:15 - 27/03/16 por Lusa

Mundo Lahore

A minoria cristã, cerca de dois por cento da população, é ocasionalmente alvo dos grupos islamitas armados deste país, maioritariamente muçulmano sunita.

2007

18 de outubro: dois bombistas suicidas mataram 139 pessoas em Karachi, durante um desfile de simpatizantes da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, que celebrava o seu regresso, após oito anos de exílio.

27 de dezembro

Benazir Bhutto e cerca de vinte pessoas morreram, nos arredores de Islamabad, num atentado suicida que visava o carro blindado da ex-primeira-ministra.

2008

21 de agosto: pelo menos 64 pessoas morreram num duplo atentado suicida em frente à principal fábrica de armamento de Wah, a nordeste de Islamabad

20 de setembro: a explosão de um camião cheio de explosivos, à entrada de um hotel de luxo no centro de Islamabad, provocou 60 mortos.

2009

28 de outubro: pelo menos 125 pessoas morreram, num atentado com um carro bomba num mercado de Peshawar

7-8 de dezembro: pelo menos 66 mortos em quatro atentados no mercado de Lahore, a segunda maior cidade do país

2010

01 de janeiro: um atentado suicida durante um jogo de voleibol provocou 101 mortos numa cidade do noroeste do país

28 de maio: 82 em Lahore em ataques simultâneos por bombistas suicidas em duas mesquitas de uma seita minoritária do Islão, os Ahmadis

09 de julho: 105 mortos num atentado suicida em frente a um gabinete estatal, em Yakaghund, no distrito de Mohmand (noroeste do país)

05 de novembro: 68 pessoas morreram quando um suicida detonou a sua bomba numa mesquita em Akhurwall, perto de Pashawar.

2011

13 de maio: 98 mortos num duplo atentado suicida frente a um centro de treino da polícia, em Charsadda (no noroeste do páis). O ataque foi reivindicado pelo Movimento dos talibãs do Paquistão, como represálias pela morte de Osama Bin Laden, morto a 02 de maio por soldados norte-americanos.

2013

11 de janeiro: um duplo atentado suicida faz 92 mortos num quarteirão xiita de Quetta.

16 de fevereiro: Quetta foi de novo palco de um atentado, quando uma bomba explodiu num mercado suburbano em Hazara, fazendo 81 mortos.

22 de setembro: dois bombistas suicidas detonaram explosivos à saída de uma missa, no pátio de uma igreja de Peshawar, provocando pelo menos 82 mortos.

2014

02 de novembro: um atentado suicida de talibãs em Wagah, na fronteira Paquistão-Índia, perto de Lahore, fez pelo menos 55 mortos.

16 de dezembro: 154 pessoas, sobretudo estudantes, foram mortos num ataque levado a cabo por um comando talibã, numa escola de Peshawar, perto do Afeganistão.

2015

30 de janeiro: um atentado durante a tradicional oração de sexta-feira, numa mesquita xiita, provocou pelo menos 61 mortos e dezenas de feridos, no Sul do Paquistão.

13 maio: um primeiro ataque reivindicado pelo autodenominado grupo Estado Islâmico no Paquistão fez 45 mortos, elementos da minoria xiita, massacrados numa emboscada em Karachi.

2016

20 de janeiro: 21 pessoas, essencialmente estudantes, morreram num ataque a uma universidade em Charsadda (noroeste), reivindicado por uma fação talibã.

07 de março: um bombista suicida atacou um tribunal no noroeste do país, matando 18 pessoas, um atentado reivindicado pelos talibãs, que diziam querer vingar o enforcamento de um islamita condenado à morte.

27 de março: pelo menos 65 mortos e dezenas de feridos numa explosão perto de um parque de Lahore.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório