Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Responsável Chinês no Tibete acusa Dalai Lama de ter traído o seu povo

Um responsável do Partido Comunista Chinês (PCC) no Tibete acusou hoje Dalai Lama de ter traído o seu povo e disse que o orientador político e espiritual dos tibetanos deixou de ser um líder religioso.

Responsável Chinês no Tibete acusa Dalai Lama de ter traído o seu povo
Notícias ao Minuto

06:43 - 08/03/16 por Lusa

Mundo PCC

"Ele deixou de ser um líder religioso após ter desertado do seu país e traído o seu povo", acusou Baima Chilin, vice-chefe do PCC para a Região Autónoma do Tibete, citado pela imprensa estatal.

Baima, que falava à margem da sessão anual da Assembleia Nacional Popular (ANP) chinesa, disse ainda que Dalai Lama "deve reconhecer publicamente que o Tibete e Taiwan são partes inseparáveis da China".

"Se Dalai Lama quiser regressar à China (...) terá de reconhecer que a República Popular da China é o único governo legítimo", acrescentou.

O Tibete é uma das regiões chinesas mais vulneráveis ao separatismo, com os locais a argumentarem que a região foi durante muito tempo independente, até à sua ocupação pelas tropas chinesas em 1951.

Dalai Lama, que Pequim acusa de ter "uma postura separatista", vive exilado na vizinha Índia, na sequência de uma frustrada rebelião contra a administração chinesa em 1959.

Durante a reunião da ANP, um outro vice-chefe do PCC para a região, Wu Yingjie, criticou ainda o contacto entre celebridades chinesas e Dalai Lama ou "membros do seu grupo".

Em fevereiro passado, o ator chinês Hu Jun participou, alegadamente, em atividades religiosas no nordeste da Índia, tendo sido fotografado com dois membros do Governo do Tibete no exílio, de acordo com a imprensa chinesa.

Dalai Lama foi galardoado em 1989 com o Prémio Nobel da Paz.

Os seus seguidores acusam Pequim de tentar destruir a identidade religiosa e cultural do Tibete, a região menos populosa da China, com cerca de três milhões de habitantes e onde nascem a maioria dos principais rios do país.

A Região Autónoma do Tibete celebrou em 2015 os 50 anos do seu estabelecimento, em 1965.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório