Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

EUA espiaram a empresa petrolífera estatal da Venezuela

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos espiou as comunicações internas e correios eletrónicos de funcionários da petrolífera estatal venezuelana (Pdvsa), incluindo o seu ex-presidente, Rafael Ramirez, segundo documento divulgado hoje pelo canal de televisão Telesul.

EUA espiaram a empresa petrolífera estatal da Venezuela
Notícias ao Minuto

21:24 - 18/11/15 por Lusa

Mundo NSA

O documento, com a indicação de "ultra secreto" e datado de março de 2011, foi cedido à Telesul pelo antigo analista de dados e ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, segundo a estação de televisão.

No documento, o antigo analista explica como além do tráfego de correios eletrónicos, encontrou mais de 10 mil perfis de empregados da Pdvsa, com direções de e-mail, duração de telefonemas e números telefónicos, entre eles os dados de usuário e palavras-passe de 900 funcionários da petrolífera.

Segundo a Telesul, um dos perfis encontrados foi o de Rafael Ramírez, que presidiu à petrolífera entre 2004 e 2014, e que atualmente representa a Venezuela nas Nações Unidas.

A ação de espionagem estaria a ser realizada em conjunto pela NSA e pela Embaixada dos Estados Unidos em Caracas, porque, refere-se no documento, "entender a Pdvsa é entender o coração económico da Venezuela".

"A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo e gás natural no mundo", salienta-se no referido documento.

Segundo o diário venezuelano Últimas Notícias, durante a ação de espionagem foram usados programas que permitiam aceder a dados sob o código F6, e que consistem em operações conjuntas com a Agência Central de Inteligência (CIA), em que agentes secretos se fazem passar por diplomatas em dezenas de embaixadas norte-americanas em todo o mundo, incluindo, além de Caracas, Bogotá e Brasília.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório