Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Reveladas imagens da rainha de Inglaterra a fazer saudação nazi

Palácio de Buckingham já reagiu à publicação das imagens.

Notícias ao Minuto

12:56 - 18/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo The Sun

A manchete deste sábado do tabloide inglês The Sun está a deixar muitas pessoas indignadas no Reino Unido, seja pelo conteúdo da notícia ou pelo facto de a mesma ter vindo a público.

A primeira página do jornal tem impressa uma fotografia a preto e branco retirada de um filme gravado entre 1933 e 1934 e que pertence ao arquivo privado da família real. Na imagem vê-se a rainha-mãe, o príncipe Eduardo, a agora rainha de Inglaterra e a sua irmã.

As imagens não seriam polémicas não fosse o facto de Isabel II, à época com seis anos, aparecer na fotografia a fazer a saudação nazi.

O Palácio de Buckingham já reagiu, dizendo estar “desapontado” com o facto de o filme, que retrata momentos privados da família real, ter sido “explorado” desta maneira.

“Isto é uma família a brincar e a fazer momentaneamente um gesto que muitos viam nos noticiários da altura. Ninguém, àquele tempo, tinha a noção de como o mundo ia evoluir. Insinuar qualquer outra coisa é enganador e desonesto”, escreve a imprensa inglesa citando a Casa Real.

Em sua defesa, o diretor do The Sun já veio dizer que “as imagens têm de ser vistas no seu contexto”, garantindo que o foco não é a rainha, mas o seu tio, o príncipe Eduardo, que se “tornou num simpatizante nazi depois de ter abdicado”

“De 1937 a 1939, o príncipe Eduardo falava da sua simpatia por Hitler e pela Alemanha, e mesmo antes de morrer, nos anos 70, dizia que o ditador alemão não era má pessoa", acrescentou Sig Abell.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório