Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fazer apenas exercício físico não ajuda a perder peso

Esqueça as aplicações móveis, os vídeos no YouTube ou as aulas de grupo. O exercício físico por si só não ajuda a perder aqueles quilos a mais.

Fazer apenas exercício físico não ajuda a perder peso
Notícias ao Minuto

07:44 - 20/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Emagrecimento

Praticar exercício físico pode trazer múltiplos benefícios para a saúde… mas não ajuda a perder peso. Segundo o Washington Post, foram revelados nos últimos anos vários estudos que refutam os mitos de que o exercício físico acelera o metabolismo e que, por consequência, são gastas mais calorias.

Duas investigações publicadas no British Journal of Sports Medicine indicam que a prática de exercício físico por si só não tem qualquer efeito na perda de peso. E para comprovar essa teoria, o Washington Post dá conta de uma investigação, publicada em 2011 no New England Journal of Medicine, que revela que as pessoas que optaram por fazer apenas dieta conseguiram perder mais peso do que aquelas que combinaram a dieta com o exercício.

A causa, explica a publicação, está no facto de as pessoas que praticam exercício físico tenderem a aumentar o valor calórico ingerido diariamente para depois ‘queimarem’ no ginásio. Mas não só, o exercício é um estimulante do apetite por excelência, o que leva a que, por vezes, se coma mais do que aquilo que se ‘gasta’ numa ida ao ginásio, deitando por terra toda e qualquer tentativa de redução de alguns números na balança.

Na mesma linha se pensamento está a conclusão de um grupo de cientistas que, em 2012, revelou que os “estilos de vida ativos” dos dias de hoje “não protegem as pessoas contra a obesidade” se a alimentação não mudar, referindo-se aqui aos alimentos processados e ao aumento abusivo de açúcar incluído na grande maioria dos alimentos comercializados.

Por fim, diz o Washington Post, uma ampla revisão literária feita em 2013 por Amy Luke, especialista em saúde pública na Loyola University of Chicago, concluiu que "numerosos ensaios indicaram que a junção de exercício a uma restrição calórica proporcionou praticamente o mesmo resultado na perda de peso que a restrição calórica por si só”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório