Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Comer produtos fora do prazo é assim tão prejudicial?

Já pensou na quantidade de produtos alimentares deitados todos os dias fora por estarem fora da validade? Será necessário deitar todos? O Telegraph diz que não. Há produtos que aguentam mais tempo depois da validade indicada.

Comer produtos fora do prazo é assim tão prejudicial?
Notícias ao Minuto

21:31 - 06/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alimentação

Por norma, quando vai ao supermercado, olha para a validade dos produtos com receio de estar a comprar algum fora de data ou perto de expirar. Mas será que é preciso ter tantos cuidados?

Quando um produto está fora de prazo não significa necessariamente que seja prejudicial à saúde. Mas as datas são um indicativo, especialmente no que concerne a ingredientes frescos e perecíveis. Ao ignorar o prazo de validade de certos produtos pode está a preparar-se para a chegada de uma intoxicação alimentar.

No entanto, se passarem alguns dias depois do seu uso não há problema em consumir certos produtos, revela a Food Standards Agency. Desde que os alimentos sejam guardados nos locais adequados.

Os alimentos que são mais prejudiciais à saúde por serem consumidos depois da sua validade são o frango, os vegetais e demais carnes cruas. São mais sujeitos a bactérias e isso torna-os mais perigosos. Já os produtos mais açucarados, salgados e fermentados apresentam um risco inferior.

Os queijos duros podem também ser ingeridos depois da sua validade desde que lhe seja retirado o bolor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório