Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Universidades moçambicanas e cabo-verdianas entre as 100 melhores

As universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e de Cabo Verde são as duas únicas instituições de ensino superior dos países africanos lusófonos a figurar no "Top 100" em África, segundo um ranking do 4 International Colleges & Universities (4ICU).

Universidades moçambicanas e cabo-verdianas entre as 100 melhores
Notícias ao Minuto

14:10 - 14/01/15 por Lusa

Mundo África Ocidental

Na tabela, liderada pelas universidades sul-africanas da Cidade do Cabo e de Pretória, a Eduardo Mondlane figura no 25.º lugar, enquanto a cabo-verdiana surge na 78.ª posição, subindo um lugar em relação a 2014.

No 'ranking' mundial, porém, a universidade moçambicana situa-se no 2.296.º lugar, enquanto a cabo-verdiana surge na 3.980.ª posição, num universo de 11.160 universidades e faculdades em 200 países - http://www.4icu.org/topAfrica/, para o continente africano, e http://www.4icu.org, para o global.

Em Cabo Verde, o 'ranking' coloca a Uni-CV em primeiro lugar, a Universidade Piaget em segundo e o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais em terceiro.

Para a reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, a instituição, criada em 2006, tem vindo a crescer significativamente, razão pela qual se afirmou "satisfeita" com a valorização feita à evolução do estabelecimento de ensino superior cabo-verdiano

"Valorizamos a evolução por que consideramos que a universidade está a crescer cada vez mais. No entanto, temos muita informação que não foi considerada pelo 'ranking', como as quase 200 parcerias institucionais, os programas de mobilidade com instituições, como Bridgewater State University, universidades brasileiras e europeias, além de projetos de investigação e extensão universitária", sublinhou.

A Universidade de Cabo Verde, acrescentou, planeia para 2015 "muitas novidades", com a abertura de novos cursos, a realização de eventos internacionais e, a nível da comunicação e imagem, um novo sítio, para "mostrar toda a dinâmica atual" da instituição.

"A nossa meta é, nos próximos anos, melhorar a nossa posição nos rankings, trabalhar na nossa imagem externa e também na interna, de forma a prestar um melhor serviço aos nossos estudantes e à sociedade", realçou a reitora.

O 4ICU é um motor de busca internacional do ensino superior e um diretório com capacidade de avaliar as universidades e faculdades melhor credenciadas no mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório